77% dos portugueses querem ser vacinados contra a covid-19

Segundo avança o “Sol”, um inquérito internacional realizado em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica, revelou que 77% dos portugueses estão dispostos a tomar a vacina contra a covid-19, mas apenas 36% considera estar “bem ou muito bem informado” sobre a mesma.

Metade dos inquiridos afirmaram querer ser vacinados assim que possível e pouco mais de um quarto (27%) diz querer receber a vacina mais tarde. Apenas 9% dos portugueses não querem ser vacinados e 14% ainda estão indecisos. 

As razões apontadas para não para receberem a vacina são o receio dos efeitos secundários (67%), falta de confiança no processo de fabrico (45%) e falta de confiança na sua eficácia (37%). Mais de metade (54%) pensa que existem “interesses políticos e económicos por detrás das vacinas anti-covid”.

Três quartos dos inquiridos “defendem que a vacina é fundamental, mesmo junto dos jovens e da população saudável, pois permite reduzir o risco de contágio de toda a população”, lê-se no estudo, sendo que metade “considera mesmo que a vacina deveria ser obrigatória”. Mas apenas 36% diz estar “bem ou muito bem informado” sobre a vacina, a mesma percentagem diz estar “algo informado”. Os restantes 28% estão “nada ou pouco” informados.

Quase metade (46%) acredita que a vacina vai ser eficaz para reduzir a taxa de mortalidade, enquanto 41% afirma que vai reduzir a gravidade dos sintomas e 37% acredita que vai evitar o risco de contágio. Apenas 29% acredita que as vacinas podem proteger contra novas variantes do coronavírus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s