Contentores crescem 2,6%, atingindo os 2,8 milhões sob a batuta de Sines.

Segundo avança a revista Cargo, o balanço de 2020 em termos de movimentação de contentores nos portos do Continente foi conhecido: os dados da AMT dão conta de um crescimento global de +5,1% no mercado da Carga Contentorizada, a que correspondem +1,54 milhões de toneladas para um total de 31,81 milhões de toneladas, «fortemente alavancado no comportamento de Sines». Em termos de TEU, contaram-se 2,8 milhões (+2,6%) de TEU.

Transhipment crucial para a recuperação liderada por Sines

Esta evolução positiva, em pleno ano de pandemia, contou com a primacial contribuição do porto alentejano: o seu volume movimentado representou um acréscimo de +2,81 milhões de toneladas (+16,4%) face a 2019, contando para tal com o apoio do tráfego de transhipment, que assumiu «uma importância significativa», representando em volume de TEU 68,4% do movimento do porto e 39,3% do movimento total, detalha a AMT.

A marca global de 2,8 milhões de TEU ultrapassou o volume apurado no ano de 2019 em +2,6%, um registo positivo que corresponde a +72,2 mil TEU. «Para este comportamento global contribuiu determinantemente o porto de Sines, ao registar um acréscimo de +13,3% (+188,75 mil TEU), anulando os decréscimos verificados em Lisboa (-35,1%) e Figueira da Foz (-13,5%)», detalhou a AMT no seu último relatório.

No documento, ao qual acedemos, destaca-se que a grande evolução positiva de Sines em 2020 «apenas se consolida no segundo semestre, que traduz um acréscimo de +33,4% face ao semestre homólogo de 2019 e reflecte a inversão de um ciclo negativo iniciado em Abril de 2019 e que persistiu até Março de 2020», não obstante no mês de Junho se ter observado novo recuo pontual de -2,3%.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s