Porto de Sines mais perto de Espanha?

A mudança na tradicional paisagem alentejana é o sinal mais visível da forma como está a decorrer aquela que é denominada “a maior obra ferroviária dos últimos 100 anos em Portugal”.

A nova Linha de Évora, que começa a tomar forma, vai ter uma extensão total de cerca de 100 quilómetros e integra o chamado Corredor Internacional do Sul (CIS), entre Sines, Poceirão e Badajoz. São 100 quilómetros que deixam a região alentejana mais perto da Europa.

De resto, a ligação dos portos de Sines e Setúbal, ao porto seco de Badajoz vai permitir elevar a capacidade logística em interface rodoferroviária, permitindo, a partir de Badajoz, a receção e distribuição/recolha de mercadorias em toda a região a sul do Tejo, considerando mesmo toda a Beira Baixa e Estremadura.

Sines será, assim, o porto mais importante de Badajoz. A cidade raiana, com uma população de 150.000 habitantes, por via da melhoria do interface ferroviário já em construção, bem como com o seu aeroporto, irá contribuir para promover o desenvolvimento da indústria, comércio e turismo de toda a região.

No início do mês de fevereiro, na conferência online “Portugal Railway Summit 2021”, o presidente da IP revelou que cerca de 80% do investimento previsto no Programa Ferrovia 2020 está “em contratação, no terreno ou mesmo já concluído”, especificando que “71% do esforço financeiro se encontra em fase de obra e 8% está já concluído”.

António Laranjo disse que o programa para modernização da rede ferroviária portuguesa está “numa fase decisiva do seu desenvolvimento, na qual fica evidente a transição já concretizada do projeto para a obra”, garantindo, por outro lado que “apesar da pandemia, nenhuma obra parou”.

Adaptado da RR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s