
O presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, e o vice-presidente, Fernando Ramos, receberam nos Paços do Concelho, uma nova cooperativa com actividade no concelho, a Litoral Alentejano Solidário (LAS).
A LAS surgiu em 2017, para apoiar as vítimas dos incêndios graves que aconteceram esse ano em Portugal, como um grupo informal de voluntariado. Na altura, recolheram bens e entregaram nas zonas afetadas. Foram também aos locais prestar apoio direto às famílias.
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, passaram a apoiar famílias de Sines, em resposta às muitas solicitações. Surgiram donativos de particulares, empresas, grupos de Carnaval, e foram respondendo a necessidades de dezenas de agregados com e sem crianças.
Ainda como grupo informal, a LAS integrou o grupo de trabalho da Rede Social criado durante a pandemia, sobre a temática do apoio alimentar.
Na reunião com a Câmara Municipal, o grupo apresentou o seu plano de actividades como recém-constituída cooperativa de solidariedade social e manifestou interesse em integrar formalmente a Rede Social.
Foram igualmente abordados outros assuntos, com o objectivo de incrementar o apoio àqueles que mais necessitam.