Climáximo apresenta lista dos maiores poluidores com Sines em destaque.

As organizações de defesa do ambiente Climáximo e Greve Climática Estudantil apresentaram, ontem, um inventário das emissões portuguesas de gases com efeito de estufa, destacando a refinaria de Sines como a mais poluidora.

No documento, apresentado em conferência de imprensa, as organizações destacam o sector da energia, seguido da indústria, transportes, resíduos e agropecuária como os mais poluentes.

A refinaria de Sines, e a Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro (Porto), emitiram em conjunto quase quatro milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), aparecendo na terceira posição do “top 20” dos mais poluentes a empresa Navigator, de produção de papel (1,3 milhões de toneladas).

Na quarta posição surge a central termoeléctrica de Lares (Coimbra), com a emissão de 1,2 milhões de toneladas, e depois a empresa Carnes Landeiro (Braga), com 963 mil toneladas.

Os sectores da construção (cimentos) ou de novo o papel e a energia são outros que as organizações destacam no inventário das emissões em Portugal, no qual aparecem também a produção de químicos e metais e o tratamento de resíduos na lista dos 20 principais poluidores.

Os responsáveis pelo inventário divulgado disseram que o mesmo é a compilação de dados oficiais e que foi revisto pelo grupo de trabalho global do “Acordo de Glasgow”.

O “Acordo de Glasgow”, que as duas organizações assinaram no ano passado, é uma iniciativa internacional que junta organizações e instituições que propõem fazer um inventário das emissões de gases com efeito de estufa e criar um plano de acção para reduzir substancialmente essas emissões porque consideram que os governos não o fazem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s