Defesa pediu absolvição dos arguidos no derrame do navio em Sines.

O advogado dos quatro acusados pelo derrame de combustível do navio `MSC Patrícia´ no porto de Sines, em outubro de 2016, pediu a absolvição de todos os arguidos no julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal.

Nas alegações finais, a defesa representada pelo advogado João Lima Cluny pediu a absolvição por considerar que os factos em que se baseia a acusação não ficaram demonstrados.

O caso remonta a 02 de outubro de 2016, quando foi detectado, junto ao terminal de contentores do porto de Sines, um derrame de várias toneladas de ‘fuel oil’, combustível usado por navios.

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra o proprietário do navio, o comandante (entretanto falecido), o chefe de máquinas e o imediato do navio `MSC Patrícia´ pelo derrame de combustível no mar, que obrigou a uma interrupção da movimentação de navios no porto de Sines, entre os dias 03 e 05 de outubro de 2016. 

A acusação do MP, de maio de 2017, refere que “os arguidos tinham conhecimento de que os tanques do navio apresentavam deficiências e careciam de reparação há já mais de um ano”.

“Sabendo que os trabalhos de manutenção impunham necessariamente uma paragem do navio, com os consequentes prejuízos para a actividade comercial, os arguidos terão optado por continuar a utilizar os ditos tanques, efetuando descargas directas no mar de águas de lastro e do combustível, que com elas se misturava, dadas as deficiências apontadas num dos tanques de lastro”, acrescentava o documento.

Os quatro arguidos no processo estão acusados da prática dos crimes de poluição com perigo comum e de falsificação de documento e da contraordenação de poluição do meio marinho.

A leitura da sentença está marcada para as 13:30 do próximo dia 27 de abril, no Tribunal de Setúbal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s