Desembarque de animais vindos de Sines foi considerado o “mais sangrento”.

Segundo avança o Noticias ao Minuto, a embarcação, que já esteve proibida de atracar em Portugal, desembarcou em Israel. A maioria dos animais estavam feridos, alguns mortos.

O transporte de milhares de animais vivos de Portugal para Israel, em março, não terá respeitado as normas comunitárias e terá culminado num dos mais sangrentos desembarques de sempre.

A denúncia foi feita por activistas israelitas que captaram as imagens e as divulgaram nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o sofrimento dos animais e os ferimentos de muitos deles.

Segundo os activistas, a maioria dos três mil bovinos e 12 mil ovinos, embarcados no Porto de Sines nessa altura, chegaram feridos a Israel e alguns, inclusive, mortos.

“Este é o navio mais sangrento dos 740 navios que já filmamos e vos mostramos. Não é apenas uma ferida, nem apenas muito sangue. É tanto sangue que parece água. E não tem que ser assim. Não podemos deixar que isto continue!”, descreveram os israelitas na página de Facebook da organização.

Já a TVI24 revela que o navio que realizou este transporte, o Aldelta, tinha sido suspenso de operar em Portugal, em 2017, por falta de condições. Recentemente regressou a Sines, após o levantamento da suspensão por parte da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Contactada pelo canal de Queluz, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, admitiu possíveis más práticas.

Por sua vez, a plataforma portuguesa Anti-Transporte de Animais Vivos divulgou, este sábado, um vídeo filmado em Sines (que pode ver abaixo) denunciando uma situação idêntica, que aconteceu já posteriormente a este polémico desembarque.

“Assim foi o último embarque em Sines. Como desembarcarão? Será que em idênticas condições às do desembarque do Gulf livestock 2 que ontem partilhámos? Vamos acabar com isto! Veja como ajudar no site da PATAV”, apelam os activistas portugueses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s