Portugal avança para a próxima fase de desconfinamento.

A quarta fase de desconfinamento está pronta para avançar e vai ser, como está planeado pelo Governo, a partir do dia 3 de maio, segundo avança o Observador. A análise exposta ontem pelos especialistas, na reunião no Infarmed que fez o ponto de situação à Covid-19 no país, deixou os decisores políticos confortáveis para darem o passo que se segue. Mas as reuniões com peritos não vão deixar de existir quinzenalmente, segundo apurou o Observador junto do Governo, mesmo com o fim do estado de emergência, e o país em situação de calamidade, como o Governo está preparado para decretar.

A 11 de março, quando o primeiro-ministro apresentou o plano de desconfinamento para os meses seguinte previa que a quarta e última fase acontecesse na próxima segunda-feira e é isso mesmo que o Governo se preparar para fazer, soube o Observador por fonte do Executivo. Assim, a partir de 3 de maio, os restaurante, cafés e pastelarias deixam de ter limites de horários e passam a poder ter grupos de seis pessoas à mesma mesa, no interior, e 10, em esplanada, por exemplo.

Ficam também desconfinadas todas as actividades desportivas, já que na última fase tinham apenas sido libertadas aquelas que se incluam na lista de modalidades de médio risco. Depois destas, faltava ainda que pudesse voltar a ser praticadas modalidades de alto risco, ou seja, as artes marciais chinesas, a dança desportiva, ginástica acrobática, judo, ju-jitsu, karaté, kickboxing e muayatahi, lutas amadores, patinagem artística de pares, polo aquático e râguebi.

Passa também a ser possível praticar actividade física ao ar livre, sem limites para grupos acima de seis pessoas (como existe actualmente) e nos ginásios (onde ainda não era possível fazer aulas de grupo). Além disso, vão ainda ser desconfinados os grandes eventos exteriores, sem exigências sobre a redução da lotação que ainda existe e que, a partir de segunda, só vai manter-se para os eventos interiores.

Outra das medidas que entrará também em vigor no início da próxima semana é o aumento da lotação para os grandes eventos, como casamentos e batizados, que vão poder passar a ocupar 50% dos recintos onde se realizem, em vez dos atuais 25%.

As medidas sobre a próxima fase de desconfinamento serão fechadas na próxima quinta-feira, na reunião do Conselho de Ministros que se segue à reunião de especialistas desta terça-feira, com o Governo a considerar que deve manter-se algum grau de cobertura legal para poder agir ao nível dos concelhos de maior risco, que podem ter de ficar numa das fases de desconfinamento anterior.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s