Sem central a carvão em Sines, serão os servidores a aquecer as águas da praia de São Torpes

Segundo avança o ECO, não será já este verão, nem no próximo. Mas, a partir de 2023, as águas da praia de São Torpes, em Sines, poderão voltar a aquecer. Agora, não por causa da maior central térmica do país, que por 35 anos queimou carvão e emitiu CO2 para iluminar Portugal, mas por via de um novo projecto sustentável que vai nascer na região: um centro de dados, cujos servidores serão 100% alimentados por energia renovável.

Há um par de semanas, a empresa anglo-americana Start Campus anunciou que vai investir 3,5 mil milhões de euros para instalar um mega centro de dados mesmo ao lado da mítica central de Sines. Agora, confirma ao ECO que está a estudar a possibilidade de usar a mesma infraestrutura de tomada e restituição de água que era usada para o arrefecimento da central da EDP no seu próprio sistema de arrefecimento dos servidores: “Estamos a olhar para essa possibilidade”, confirmou ao fonte oficial da empresa.

Contactada pelo ECO, fonte oficial da EDP também confirmou já terem havido contactos nesse sentido: “A EDP foi informada do interesse do promotor do data center em utilizar parte destas infraestruturas em Sines. No entanto, a futura utilização dessas infraestruturas de tomada de água e restituição para múltiplas utilizações será da responsabilidade das autoridades competentes”, disse a elétrica.

Esse ponto de tomada de água, que durante mais de três décadas permitiu à EDP arrefecer as turbinas a vapor, movidas pelas caldeiras que queimavam combustíveis fósseis, será agora gerida pelo Estado, pela mão da AICEP Global Parques, responsável pela Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS). A água do mar passará, então, a arrefecer milhares de servidores, num projecto que quer nascer já neutro em carbono e alimentado por 450 MW de energia renovável (solar, eólica e hídrica).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s