“FilMAR para sensibilizar” – Concurso para preservar o Ecossistema Dunar de Sines

A Câmara Municipal de Sines promove a 3.ª edição do concurso “filMAR para sensibilizar”, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico que frequentem escolas do concelho, conforme nota publicada no site do município. 

Este ano, o concurso desafia os alunos a realizar um filme, com um máximo de 2 minutos, sobre o tema da importância da preservação do ecossistema dunar, primeira linha de contacto entre a terra e o mar, nos ambientes litorais.   

Os ecossistemas dunares são sujeitos a pressões muito elevadas, como a poluição e a procura das praias para atividades de lazer, a fatores mais difíceis de controlar, nomeadamente, as alterações climáticas e a subida do nível médio das águas do mar.  

Entre as consequências da sua destruição, constam a diminuição da estabilidade das estruturas geomorfológicas, a invasão de territórios continentais pelos cordões dunares e areias, e o recuo acentuado da linha de costa. Contudo, estes ecossistemas desempenham papéis vitais a pessoas e bens, pelo que a sua preservação é fundamental.  

Com mais uma edição deste concurso, o Município de Sines apela à criatividade dos jovens para a produção de um vídeo que possa dar um contributo para a alteração de hábitos e comportamentos adversos.  

O vídeo pode ser em estilo documentário, reportagem ou entrevista, experimental, animação, etc., e deve ser elaborado cumprindo-se as regras de contingência e/ou de afastamento social em vigor.  

O envio dos trabalhos decorre até 8 de junho de 2021, Dia Mundial dos Oceanos, devendo ser efetuado para o e-mail ambiente@mun-sines.pt. 

O concurso “filMAR para sensibilizar” é uma iniciativa do Município de Sines integrada nas Atividades Bandeira Azul da Europa 2021, cujo tema é “Recuperação de ecossistemas”, e no Programa de Educação Ambiental 2020/2021. 

O concurso tem o patrocínio da empresa Águas de Santo André e o apoio das seguintes entidades: Associação Bandeira Azul, Universidade de Évora / Escola de Ciências e Tecnologia, MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, CIEMAR – Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora e Centro Ciência Viva do Lousal.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s