Projecto-piloto de hidrogénio verde de Sines espera ‘luz verde’ final de Bruxelas até agosto

Segundo avança o Jornal Económico, o projecto-piloto que visa a produção de hidrogénio verde em Sines recebeu uma primeira autorização de Bruxelas para avançar. O próximo passo é que o consórcio H2 Sines chegue a acordo com a Comissão Europeia em relação ao financiamento para este projecto.

O H2 Sines visa a produção de hidrogénio verde recorrendo a um eletrolisador com a capacidade de 10 megawatts (MW), usando eletricidade renovável para produzir hidrogénio limpo, sem combustíveis fosseis.

“Este é um projecto de investigação, pode ter a capacidade de alavancar algumas coisas, mas não é um projecto industrial”, disse ao João Peças Lopes do INESC TEC, centro de investigação que é o parceiro tecnológico do consórcio H2 Sines. O consórcio é actualmente constituído pelos franceses da Engie, os dinamarqueses da Vestas e os portugueses da Martifer e da REN.

“O processo está na fase de discussão do grant agreement [acordo entre o consórcio e a Comissão Europeia para o financiamento]. O processo agora é rápido, eu diria que antes de férias, em agosto, estará pronto. O arranque do projecto em si só arranca no próximo ano”, avançou o director associado do INESC TEC.

O Governo anunciou na passada quarta-feira que o projecto de hidrogénio verde projectado para Sines, já foi aprovado em Bruxelas.

“O projecto H2 de Sines é um dos únicos três projectos que a União Europeia já aprovou pelo seu mérito”, disse o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no Parlamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s