
Nas próximas duas semanas, a task-force de vacinação contra a covid-19 em Portugal quer acelerar o processo e vacinar 850 mil pessoas por semana. O objetivo é fazer face à rápida disseminação da variante Delta, numa altura em que se verificou uma “disponibilidade acrescida” de vacinas.
Em comunicado, ontem, a task-force coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, indica que foi tomada “a decisão de efectuar um esforço de vacinação nos limites da capacidade instalada nos Centros de Vacinação Covid disponíveis, nas próximas duas semanas”.
“Conjugando a capacidade de agendamento central, a capacidade de agendamento local, o auto agendamento e a modalidade casa aberta, estima-se que será possível vacinar cerca de 850 mil utentes por semana. Prevê-se ser possível, em alguns dias, ultrapassar as 140 mil inoculações diárias”, indica a mesma nota.
Segundo a task-force, também se pretende que “todos os utentes que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, até 23 de maio” possam “receber a segunda dose da vacina, sem marcação”.