
As novas regras de controlo e testagem à entrada de restaurantes localizados em zonas de risco elevado e muito elevados causaram perdas próximas dos 90%. A garantia foi dada pela Associação Nacional de Restaurantes, a Pro.var, que, com base num inquérito realizado entre 11 e 13 de julho concluiu que nas salas interiores dos restaurantes com esplanada, verificou-se uma perda de 83,9% de clientes.
Nos restaurantes sem esplanada a perda de clientes superou os 87% e, nos estabelecimentos de restauração dos centros comerciais, foi registada uma quebra de 88,29% de clientes. Importa referir que estas percentagens excluem o take away e o delivery.
“Alertamos para o brutal impacto que esta medida teve, uma situação que cria enormes injustiças e são muito discriminatórias, pois perante esta dificuldade, a maioria dos clientes transferem-se para restaurantes com esplanada ou para zonas livres destas restrições”, lê-se na nota assinada pelo presidente da Pro.var, Daniel Serra.
Assim, “por todo o impacto gerado, pelas dúvidas da eficácia dos auto testes, pelas dúvidas legais e de saúde pública associadas, pelos enormes constrangimentos e consequentemente, elevadas perdas infligidas aos restaurantes”, a Pro.var pede ao Governo que altere, no próximo Conselho de Ministros, elimine de forma “imediata” os auto testes dos restaurantes.