Terminal Vasco da Gama vai avançar, mas com menor investimento inicial

O presidente do Porto de Sines considera que para garantir a viabilidade económica do projecto do novo terminal de contentores vai ser necessário começar com menos carga e um menor volume de investimento inicial do privado. Ainda não há data para a abertura de um novo concurso para a concessão do novo terminal Vasco da Gama no Porto de Sines, mas o investimento inicial que será pedido aos privados vai ser menor do que o inicialmente previsto.

Em entrevista ao Negócios e Antena 1, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve não avança uma data para o relançamento do concurso para o novo terminal, remetendo a decisão para o Governo. Mas assegura que a infraestrutura irá avançar, mais cedo ou mais tarde.

O primeiro concurso para esta concessão a 50 anos, que previa um investimento de 642 milhões de euros, ficou em abril passado deserto. José Luís Cacho considera que para garantir a viabilidade económica do projeto, nas actuais condições de mercado, vai ser necessário começar com menos carga.


O objectivo final de atingir os 3,5 milhões de contentores mantém-se, mas este resultado será alcançado de uma forma mais progressiva, começando também com um investimento inicial inferior ao que estava inicialmente previsto, revelou.
O projecto, explica, “assentava no pressuposto que o transhipment está a crescer 8,5% nesta região, o que dava uma oportunidade de testarmos o mercado”.

“Infelizmente com a pandemia as coisas alteraram-se”, afirmou, recordando ainda que neste momento a PSA vai fazer um investimento para duplicar a capacidade e passar a 4,5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contentor). 
Segundo o presidente do Porto de Sines, brevemente o ministro das Infraestruturas anunciará quando vai ser o momento de lançar o concurso.

Em seu entender, este atraso no terminal Vasco da Gama “não afecta os objectivos de crescimento do Porto de Sines porque o terminal vai avançar”. “Se não for amanhã, será depois de amanhã”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s