Onda de calor. Atenção aos idosos com problemas cardíacos.

Este fim de semana, a temperatura vai ultrapassar os 40.ºC em diversos distritos do país, sobretudo no interior Norte e Centro e no Alentejo. Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, alerta que há medicamentos que podem contribuir para uma menor tolerância ao calor e que quem tem problemas de coração sofre mais com as temperaturas elevadas.

“As pessoas mais velhas têm menor capacidade para suportar altas temperaturas. O coração está mais cansado, começa a trabalhar mais devido ao calor, porque pretende arrefecer o corpo, bombeia o sangue com mais força, tem taquicardia e isso contribui para um desequilíbrio do organismo nestas pessoas. O principal problema dos idosos em relação ao calor, o ponto mais débil, é o coração. Há também certos medicamentos que podem contribuir para suportar pior as temperaturas altas, como os diuréticos, porque desidratam a pessoa, ou os betabloqueadores, que são medicamentos muito usados na cardiologia”, explica.

Manuel Carrageta aponta alguns sinais de alerta a que os mais velhos devem estar atentos. “Se a pessoa se começa a sentir enjoada, cefaleias, com muita taquicardia, a transpirar muito, tonturas, são sinais de que está a suportar mal o calor.”

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia deixa alguns conselhos: “Nos períodos de calor, evitar esforços físicos; manter-se hidratado (as pessoas idosas perdem a noção de sede e devem beber pelo menos 1,5 L de água por dia), abrigar-se num ambiente mais fresco, se possível, usar pouca roupa e leve e de cor clara.”

O também presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria recomenda ainda aos mais velhos evitar ou reduzir o consumo de álcool e de cafeína.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s