António Costa destaca Porto de Sines como travão na dependência de países como a Rússia

Durante conferência de imprensa no Forum La Toja, em Espanha, António Costa destacou o porto de Sines e disse que este é “já uma importante plataforma para a importação transatlântica de gás natural liquefeito dos Estados Unidos para a União Europeia”.

O primeiro-ministro, António Costa, destacou a importância dos portos da Península Ibérica e defendeu que a aposta nos mesmos poderia reduzir a dependência de países como a Rússia.

Em conferência de imprensa no Fórum La Toja, em Espanha, Costa referiu que “os portos da península ibérica podem assim dar um contributo importantíssimo para a diversificação e segurança energética da Europa. Reduzindo desta forma a dependência em relação a países como a Rússia, assim haja vontade politica de avançar no desenvolvimento das interconexões energéticas”.

“O desenvolvimento dessas interligações assume uma importância crucial por Portugal e para o conjunto da Península Ibérica transformada em ilha energética”, destacou o primeiro ministro.

Durante o seu discurso, o governante destacou ainda o porto de Sines. “É em Sines, no sul de Portugal, que se encontra amarrado do lado europeu a primeira ligação direta de alta velocidade por capsula marinha digital entre a Europa e a América do Sul, que será uma plataforma estratégica de localização de centros de dados”, explicou Costa.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que “o porto de Sines é já uma importante plataforma para a importação transatlântica de gás natural liquefeito dos Estados Unidos para a União Europeia tal como acontece com vários terminais da GNL [Gás Natural Liquefeito] existentes nos portos de Espanha”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s