EDP e Repsol querem avançar juntas no hidrogénio verde em Sines

Com a EDP fora do mega consórcio H2Sines para a produção de hidrogénio verde e a Repsol a acabar de assinar com o Governo português um grande investimento para construir duas novas fábricas de polímeros no seu complexo industrial da refinaria de Sines, as duas empresas decidiram unir esforços e vão avaliar produção de hidrogénio renovável na região.

Na prática trata-se de aproveitar a complementaridade da operação da Repsol na mesma localização, enquanto potencial utilizador do gás renovável, e o papel da EDP enquanto fornecedora de energia. Mas este é apenas um dos projectos de cooperação no hidrogénio verde em cima da mesa.

A EDP Renováveis e a Repsol acabam de anunciar que vão trabalhar juntas na avaliação de novas oportunidades de investimento em projectos de hidrogénio renovável na Península Ibérica. Isto depois de já estarem juntas também no projecto eólico offshore Windfloat Atlantic, em Viana do Castelo.

O memorando de entendimento – assinado esta semana pelos presidentes executivos das duas empresas, Miguel Stilwell d’Andrade e Josu Jon Imaz, na embaixada de Espanha em Lisboa – marca o início das conversações entre as duas partes de forma a concretizar projectos no âmbito desta parceria ibérica na área de energias renováveis.

Em estudo estão já três potenciais projectos para avaliação: um em Portugal e dois em Espanha. No primeiro caso, trata-se então de explorar a produção de hidrogénio renovável em Sines, aproveitando a complementaridade da operação da Repsol na mesma localização, enquanto potencial utilizador do gás renovável, e o papel da EDP enquanto fornecedora de energia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s