PSA Sines dá novo passo no projecto de ampliação do Terminal XXI.

Segundo avança a revista Cargo, a concessionária PSA Sines, que opera o Terminal XXI do Porto de Sines, lançou esta Segunda-feira (dia 18 de Outubro), o concurso com vista à expansão do parque de contentores da infra-estrutura, que lidera o movimento nacional de carga contentorizada.

A informação está plasmada num anúncio de procedimento (n.º 13065/2021) publicada em Diário da República, no segmento de ‘Contratos Públicos’, estando em causa a «expansão da área de parqueamento de contentores do Terminal XXI – Sines, através da pavimentação e infra-estruturação de uma nova plataforma (B) sob aterros em avanço ao mar». O prazo para a duração dos trabalhos está fixado em cerca de um ano (360 dias, mais especificamente). O investimento estipulado ronda os 12,85 milhões de euros.

Recorde-se que o projecto de ampliação do Terminal de Contentores de Sines, operado pela PSA Sines, nasceu de um acordo entre a operadora PSA e a administração portuária APS, em Outubro de 2019, totalizando um investimento de mais de 650 milhões de euros. Por via deste investimento, a infra-estrutura passará a deter uma frente de cais de 1.950 metros (actualmente 1.040 m), repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, possibilitando a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração; o contrato permitirá a instalação de mais 9 gruas super post-panamax (total passará a ser 19), 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores, a ampliação da área de armazenagem dos actuais 42 para 60 hectares e o aumento da capacidade dos actuais 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s