Cabo submarino entre Portugal e Brasil já está em pleno funcionamento

A EllaLink anunciou há cerca de um ano a chegada do seu sistema de cabos submarinos de baixa latência de última geração a Fortaleza, no Brasil. Este cabo liga directamente Portugal e o Brasil, a partir de Sines, proporcionando um nível de conectividade internacional sem precedentes.A Equinix, empresa de infraestrutura digital, e a EllaLink anunciaram recentemente a “entrada em pleno funcionamento do primeiro sistema de cabo submarino de alta velocidade” entre a Europa e a América Latina.

Cabo submarino permite um ganho de 50% em termos de desempenho

Instalado pela EllaLink entre os ‘data centers’ International Business Exchange da Equinix em São Paulo, Lisboa e Madrid, o novo sistema “permite um ganho de 50% em termos de desempenho entre o Brasil, Portugal e Espanha, quando comparado com as rotas de dados anteriores que transitavam pela América do Norte, revela a empresa em comunicado.

A Equinix diz que foi selecionada pela EllaLink “devido à experiência da empresa no fornecimento de infraestrutura submarina de última geração, bem como graças ao seu denso ecossistema” de redes, ‘clouds’, provedores de serviços financeiros e de tecnologias de informação.

De acordo com a empresa, “99% do tráfego intercontinental passa por cabos submarinos, sendo que apenas 1% do tráfego é transportado por sistemas de satélite”. O valor do mercado global de cabos submarinos deverá ascender a 22 mil milhões de dólares em 2025, “mais do que o dobro de 2019”, esperando que atinja “os 30 mil milhões em 2027”.

Carlos Paulino, diretor-geral da Equinix Portugal, referiu que…

“Lisboa é um dos principais ‘hubs’ de cabos submarinos do mundo, interligando Portugal a África e América do Sul. O nosso ‘data center’ de Lisboa (LS1) está estrategicamente localizado, possuindo conectividade directa a todos os cabos submarinos em Portugal, sendo ideal para as empresas que pretendem usufruir destas autoestradas submarinas de forma simples e eficiente

[O EllaLink é um projecto] muito importante para Portugal, sendo também relevante por permitir à Europa um maior controlo sobre o tráfego global da Internet”.

Além das comunicações, este cabo internacional de comunicações que vai interligar Portugal ao Brasil tem a capacidade de detecção sísmica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s