Alqueva reforça abastecimento de água à zona industrial de Sines

Segundo avança a Revista Visão, a água proveniente do Alqueva começou hoje a ser transferida para o Sistema de Vila Nova de Santo André, permitindo reforçar o abastecimento à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

O investimento de cerca de 12 milhões de euros, a cargo da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), vai permitir que a empresa Águas de Santo André (AdSA) possa “reforçar o abastecimento de água” à ZILS.

Num comunicado conjunto enviado à agência Lusa, a EDIA e a AdSA, empresa do Grupo Águas de Portugal, indicaram que “a obra compreende um troço de 17 quilómetros que liga o adutor Roxo-Sado ao sistema de adução à albufeira de Morgavel”, no concelho de Sines.

Para garantir este reforço de armazenamento, a água da barragem do Alqueva, com um caudal de um metro cúbico por segundo, percorre “um total de 170 quilómetros de canais, túneis e condutas” e, “pelo caminho”, passa pelas barragens dos Álamos, Loureiro, Alvito, Pisão e Roxo, revelaram.

Esta ligação “vai contribuir significativamente para o aumento da fiabilidade do abastecimento de água ao principal polo industrial do país, uma vez que representa uma redundância da origem de água para fornecimento deste complexo”, precisaram.

De acordo com as duas empresas, com esta empreitada, foi igualmente concretizada “a ligação à albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado”.

“No actual contexto de seca, a EDIA e a Águas de Santo André, contribuem para o aumento da resiliência dos seus sistemas, fazendo face aos períodos de seca que se vêm registando”, realçou o comunicado.

A barragem do Alqueva “assume-se, uma vez mais, como reserva estratégica de água, garantindo água para regadio aos seus perímetros e perímetros confinantes, água para abastecimento público e, agora, também água para abastecimento industrial”, concluíram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s