Sines acorda com o tom das poeiras do Norte de África

Nuvens de poeira vinda do Norte de África que estão a atravessar os céus de Portugal continental, deram um tom diferente ao horizonte de Sines, e irá manter-se assim até ao fim de amanhã, segundo a indicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA afirma que o rumo das poeiras se deve a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível. Refere que “as poeiras estão normalmente acima da superfície” mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.

No sul do país, prevê-se chuva na quarta-feira, pelo que é “possível ocorrer a deposição das poeiras” e a formação de chuvas de lamas.

“Pode haver ainda uma degradação da qualidade do ar com impacto na saúde nomeadamente em pessoas com problemas respiratórios”, adverte o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As poeiras continuam o seu rumo em direcção ao Norte da Europa, tendo já chegado a França e Suíça, por exemplo.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) admitiu que se verifica “uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, com maior expressão nas regiões Norte e Centro”.

“Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, aumentando as concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”, lê-se no website.

“Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”, indica.

A DGS recomenda os grupos vulneráveis, como idosos e crianças, a permaneceram em espaços fechados, bem como a população em geral a evitar o exercício físico ao ar livre, mantendo as janelas fechadas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s