Madoquapower 2X investe 1,3 mil milhões em Sines

Segundo avança em exclusivo o Jornal ECO, um Consórcio internacional vai avançar com projecto de investimento na produção de hidrogénio verde e amónia verde em Sines. O anúncio será feito no dia 22 de abril.

Esse anúncio está agendado, e vai ter o Governo em peso. O consórcio internacional Madoquapower 2x vai formalizar o investimento numa unidade de hidrogénio verde e amónia verde na Zona Industrial e Logística de Sines, gerida pela Aicep Global Parques, apurou o ECO junto de duas fontes que estão a acompanhar o projecto. Este será o primeiro grande investimento no hidrogénio e amónia verdes em Portugal.

Este consórcio é formado por três empresas: A Madoqua Renewables, companhia especializada em desenvolvimento industrial de descarbonização da economia, a Power 2X, uma empresa com sede na Holanda que desenvolve projectos de consultoria e gestão na transição climática, e a CPI (Copenhagen Infrastructure Partners), uma sociedade que gere um fundo de investimento em projectos industriais na transição climática e nas energias renováveis. A reserva do direito de superfície na zona industrial de Sines foi realizada em março e o projecto, classificado como Projecto de Interesse Nacional (PIN) será anunciado já próxima semana. “O Projecto dará um contributo significativo para cumprir as ambições do Plano Nacional do Hidrogénio Verde e para entregar amónia verde a compradores europeus: Agricultores e indústria“, lê-se numa nota-síntese a que o ECO teve acesso. De acordo com a informação dos promotores, o hidrogénio poderá ser usado nas redes existentes e a amónia verde será transportada por ‘pipeline’ para o Porto de Sines com destino à exportação.

Um pensamento sobre “Madoquapower 2X investe 1,3 mil milhões em Sines

  1. Pingback: Hidrogénio e amónia verdes avançam Portugal na transição energética

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s