Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam protocolo.

A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um Protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais. A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), actualmente presidente da mesa da Assembleia Geral da AES, foi a entidade anfitriã da cerimónia protocolar de assinatura do acordo. O Presidente da APS José Luis Cacho, no discurso inaugural, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objectivos. Alberto Bengue, Presidente do Porto de Luanda, fez-se acompanhar pelos administradores Anibal Vuma e João Barradas, assim como por alguns quadros superiores daquela entidade angolana. A comitiva da AES, foi liderada pelo Presidente da Direcção, Hugo Manuel Ferreira, acompanhado pelos directores Fernando Diogo, Manuel Fortes, Lucia Costa e Jéssica Gonçalves. O Presidente do Porto de Luanda assumiu a importância deste protocolo, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas da Segurança e Ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias, enquanto que Hugo Manuel Ferreira caracterizou os grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros, e salientou a necessidade de atracção de mão de obra especializada que estes novos projectos irão atrair para Sines.

Recorde-se que o Porto de Sines é actualmente a principal porta de entrada de produtos energéticos em Portugal e Angola um dos principais países produtores no sector de Oil & Gas. Este protocolo pretende ainda tirar partido do know-how existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela APLOP – Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa.

A delegação angolana teve ainda oportunidade de conhecer o funcionamento operacional do Terminal de Contentores Sines do Porto de Sines, actualmente um dos maiores 15 portos da União Europeia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s