Polónia quer receber GNL de Portugal via Sines

Segundo avança o Jornal de Negócios, o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawieck, confirmou que o seu país está interessado num acordo de cooperação com Portugal que permita obter gás adicional distribuído para a Polónia a partir do sul da Europa, avança a Reuters. Por seu lado, António Costa confirmou também que Portugal está já em discussões com vários governos, entre os quais a gigante Alemanha, sobre a possibilidade de utilizar o porto de Sines como plataforma de transbordo para a transferência de combustível de grandes navios para metaneiros mais pequenos, com melhores condições de operar nos mares do Norte e Báltico. E acrescentou que Lisboa está disposta a dar apoio técnico a Varsóvia para o processo.

Neste cenário, a Polónia e Portugal poderão cooperar no potencial de capacidade de “transshipping”, a partir do Porto de Sines, para navios metaneiros mais pequenos que seguirão para os portos do centro e norte da Europa, disse o primeiro-ministro polaco numa conferência. Para Morawieck, o GNL que vem de Portugal pode ser enviado para vários países para ajudá-los a reduzir a sua dependência da Rússia.

“A Polónia está a tornar-se num centro de gás, por isso, se pudéssemos obter gás adicional dos nossos vizinhos ocidentais ou do sul, que seria distribuído para a Polónia, estaríamos mais interessados neste tipo de cooperação com Portugal”, disse Morawiecki.

Portugal planeia duplicar a capacidade de operação de Sines para lidar com navios-tanque de gás natural liquefeito e transferir depois o GNL para navios mais pequenos para enviar para países dependentes do gás canalizado da Rússia, disseram Reuters várias fontes em abril.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s