Colt está a reforçar investimento e próxima ligação pode ser Sines.

Nos últimos 20 anos a Colt já investiu mais de 100 milhões de euros em Portugal, entre infraestrutura e recursos humanos, mas quer reforçar o investimento, em especial pela aposta na densificação da malha de rede de comunicações. Sines está na lista para ser uma possibilidade nas próximas ligações.

Em Portugal a Colt tem 3 centros de competência, 2 redes de área Metropolitana (MAN) em Lisboa e Porto, 830 km de rede de fibra ótica, 1.700km adicionais de rede de longa distância através da sua IQ Network. No total liga mais de 777 edifícios e 12 centros de dados, e está a dar seguimento à sua estratégia de crescimento,  ligando 8 parques industriais em Lisboa, Porto, Oeiras, Sintra, Vila Nova de Gaia e Maia.

O último dos centros de competências foi criado em 2020 e está focado no desenvolvimento de tecnologias de rede SDN.

Depois da instalação do EllaLink, e do Equiano, da Google está prevista a chegada de mais dois cabos submarinos a Portugal nos próximos três anos, o Medusa, da AFR-IX que acaba de assinar um acordo com a Altice Portugal, e o 2África, do Facebook.

Carlos Jesus afirmou que “Temos uma malha de rede que já liga os principais pontos em Espanha e em França, como Bilbao e Marselha”, confirmando que há mais ligações que estão a ser estudadas, entre as quais se contam Sines, que vai receber também um cabo submarino e onde está a ser preparada a instalação de um polo tecnológico Sines 4.0, e Bordéus, onde vai ser instalado o AMITIE, um cabo transatlântico de fibra óptica que é visto como uma nova porta de entrada para o tráfego de dados entre os EUA e a Europa. São investimentos que estão a ser ponderados e que, se avançarem, ainda têm um tempo de implementação de 12 a 24 meses. Carlos Jesus mostra confiança na concretização da nova ligação a Bordéus mas admite que a de Sines está ainda em validação. “Acreditamos que tem potencial mas estamos a auscultar os nossos clientes […] temos indicações positivas”, referiu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s