Acampamento pelo Clima com acções na refinaria da Galp e Porto de Sines

O acampamento 1.5, “contra o capitalismo fóssil que se concentra no Litoral Alentejano, sob a forma da expansão massiva da agricultura hiperintensiva e da zona industrial de Sines”, realiza-se a partir de quarta-feira e até ao próximo domingo, avançou, em comunicado, a organização.

O ponto alto do evento acontece no sábado, com a realização de uma acção directa “não violenta” na refinaria da Galp em Sines, às 07:00, seguida de uma manifestação, entre o Jardim da República e o Porto de Sines, a partir das 15:30.

“Esta refinaria é a infraestrutura com as maiores emissões com gases de efeito de estufa em Portugal e continua a funcionar sem uma transição justa para os seus trabalhadores”, disse à agência Lusa a porta-voz da Climáximo para o acampamento 1.5, Leonor Canadas.

Na acção, “vamos apresentar o nosso plano pela transição justa, guiado pela ciência climática e liderada pelos trabalhadores e comunidades”, que “permita encerrar” esta infraestrutura “de uma forma justa”, responsabilizando “financeiramente a Galp e os seus acionistas”, explicou. Durante a tarde, os activistas vão realizar uma marcha até ao Porto de Sines, a alertar para a expansão da sua capacidade, com vista à “importação de gás fóssil” e contra o transporte e “exportação de animais vivos”, revelou. O acampamento conta com a participação do colectivo Climáximo, a Academia Cidadã, a AmbientalIST, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), CIDAC, Circular Economy Portugal, A Coletiva, Dunas Livres, Frente Ativa pela Libertação Animal, GAIA Alentejo, GAIA Lisboa, GEOTA, Greve Climática Estudantil Lisboa, Habita e Humans Before Borders. O movimento Juntos Pelo Sudoeste, Marca – ADL, NAPA – Núcleo Académico pela Protecção Ambiental, NASP – Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto, Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos (PATAV), Precários Inflexíveis, ProTEJO, PT Revolution Tv, SOS Racismo, Sindicato de Trabalhadores de Call Center, Tamer e a Plataforma TROCA também fazem parte da iniciativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s