2027: Shell/Engie estudam exportação de hidrogénio de Sines-Roterdão.

Segundo avança o Expresso, a Shell, a Engie e ainda as empresas Vopak e Anthony Veder anunciaram esta segunda-feira, 18 de julho, a assinatura de um acordo para estudar a viabilidade de um projeto de exportação de hidrogénio verde de Sines para Roterdão, o que, a concretizar-se, deverá permitir que as primeiras cargas sejam realizadas em 2027.

“O consórcio visa a produção de hidrogénio na zona industrial do porto de Sines a partir da eletrólise com eletricidade renovável. Depois o hidrogénio será liquefeito e transportado num navio de hidrogénio líquido para o porto de Roterdão, para distribuição e comercialização. O objectivo é entregar a primeira carga de hidrogénio líquido de Sines para Roterdão em 2027”, explica a Shell em comunicado.

“Consideramos o hidrogénio líquido como uma solução chave para a importação de energia renovável para mercados como a Holanda ou a Alemanha. Estamos a desenvolver a próxima geração de camiões que possam usar hidrogénio líquido directamente”, afirmou, por seu turno, Andreas Gorbach, administrador da Daimler Truck, citado no comunicado da Shell.

Neste consórcio, a Shell e a Engie irão colaborar com toda a cadeia de valor, ao passo que a Anthony Veder e a Vopak estarão focadas nas vertentes do transporte marítimo, armazenamento e distribuição. As empresas irão inicialmente avaliar o potencial de produzir, transportar e armazenar cerca de 100 toneladas por dia, mas com potencial para ampliar este volume ao longo do tempo.

A Shell nota que “os governos de Portugal e da Holanda reforçaram a sua ambição conjunta para a produção e transporte de hidrogénio”.

O estudo de viabilidade que agora foi acordado entre as quatro empresas segue-se a um memorando de entendimento assinado já em 2020, quando o Governo português estava a promover mais activamente a aposta no hidrogénio.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s