Sines com “condições únicas” para “epicentro” da economia de dados

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse que Sines, tem “condições únicas” para ser “o epicentro” da economia de dados, apontando o exemplo do investimento da Start Campus.

“Portugal, e Sines em particular, têm condições únicas para ser o epicentro dessa economia de dados”, em termos de “armazenamento, processamento [e] distribuição”, sendo o megacentro de dados da Start Campus “o maior exemplo” dessa centralidade, afirmou.

O governante falava à agência Lusa à margem de uma visita que efectuou, ao local onde está a ser construído o projeto SINES 4.0, um dos maiores campus de data centres da Europa, da Start Campus, que representa um investimento de 3,5 mil milhões de euros.

De acordo com o ministro, com este investimento, é possível perceber que Portugal, um país “periférico no quadro europeu” pode ter “uma grande centralidade na ligação de outros continentes com a Europa” no que respeita à economia de dados. “Estamos a falar de um dos maiores investimentos em curso em Portugal e que dá centralidade a Portugal numa área em forte crescimento no mundo, portanto, é um entusiasmo muito grande”, adiantou.

Questionado sobre a pressão que os investimentos previstos para este território estão criar ao nível da habitação, o governante garantiu que, em conjunto com as empresas e o Município de Sines, está a ser feito “um trabalho para tentar encontrar as melhores soluções” que permitam fixar mão-de-obra na região.

“Está já a haver um trabalho para tentarmos encontrar as melhores soluções para criarmos boas condições para que as pessoas queiram vir para aqui. Vir trabalhar, ter aqui as suas famílias e podermos ter aqui nova vida com condições”, frisou.

O ministro considerou ainda fundamental o investimento ferroviário e rodoviário, tanto do ponto de vista do transporte de mercadorias, como de passageiros, que tem sido reivindicado pelos autarcas dos cinco municípios do litoral alentejano.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s