Projecto H2Sines.RDAM . O que é?

Foi assinado na passada sexta-feira o memorando de entendimento que formaliza o projecto para a criação de um corredor de hidrogénio verde a ligar Portugal e os Países Baixos, por via marítima.

O projecto H2Sines.RDAM consiste no desenvolvimento de um corredor logístico de hidrogénio verde, e que tem como objectivo produzir hidrogénio verde numa unidade em Sines, convertê-lo em H2 Líquido através de um processo de liquefação, e exportá-lo via Porto de Sines para o Porto de Roterdão. O projecto é desenvolvido por um consórcio que integra as multinacionais ENGIE, Shell, Vopak e Anthony Veder. A cerimónia de lançamento do H2Sines.RDAM contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e ficou também marcada pelo reforço do relacionamento comercial e institucional entre os portos de Sines e Roterdão, formalizado na assinatura de um Protocolo de Cooperação.

Segundo Pedro Nuno Santos, o país deve “aproveitar” a “capacidade de produção de energia por fontes renováveis, nomeadamente através da solar e da eólica, e exportar essa energia, transformada em hidrogénio verde, para o centro e norte da Europa”.

“Este corredor logístico que se está a começar a construir vai-nos dar essa oportunidade, dando centralidade a Portugal naquilo que é o maior desafio da humanidade: a transição ambiental e energética em que estamos todos envolvidos”, referiu.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s