Activistas anunciam bloqueio do porto de Sines e denunciam REN, CMVM e EDP.

Dezenas de apoiantes da recém lançada plataforma de acção “Parar o Gás” juntaram-se esta em frente às sedes da Rede Elétrica Nacional (REN), Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Energias de Portugal (EDP), declarando-as locais de crime, “responsáveis pela crise do custo de vida e a crise climática”.

Segundo avança o Observador, os activistas também anunciaram que vão bloquear o Terminal de Gás Natural Liquefeito do Porto de Sines na primavera “num protesto colectivo de desobediência civil”, de forma a parar o funcionamento da “principal porta de entrada de entrada de gás no país”.

Em comunicado, a “Parar o Gás” relembra os “vários recordes de fenómenos climáticos extremos”, assim como os “recordes de lucros privados” batidos em 2022, afirmando que “estes eventos não aconteceram simplesmente, foram fabricados”.

Entre outras acusações, a plataforma denuncia a REN, CMVM e a EDP de expandirem as infraestruturas de gás fóssil, greenwashing, agravamento da crise climática e explosão de lucros, “ligada à crise do custo de vida”.

“Estas empresas não querem parar estes crimes porque o sistema actual coloca o lucro acima de tudo, mesmo sabendo o enorme sofrimento que produzem com a crise do custo de vida e a crise climática, mesmo sabendo que estão a empurrar todas as pessoas para o colapso civilizacional”, lê-se na nota.

Na sede da REN, última paragem da acção, os activistas anunciaram que, nesta primavera, “centenas de pessoas vão parar o funcionamento da entrada principal de gás em Portugal”, o terminal de GNL, no Porto de Sines, num “protesto colectivo e disruptivo por uma sociedade justa com energia renovável para todas as pessoas”.

“Todas as pessoas têm de agir: temos de, em conjunto, parar o gás fóssil e lutar por energia 100% renovável acessível a todas as pessoas”, afirmam.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s