
Segundo avança o Expresso, a APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai ter quase 20 milhões€ de fundos europeus para a modernização do complexo portuário de Sines no que concerne à descarbonização. As verbas são provenientes de fundos europeusz mais concretamente do REACT-EU, vertente do NextGenerationEU que a Europa montou para recuperar do impacto da pandemia da Covid-19.
O convite para apresentação de candidatura à Administração dos Portos de Sines e do Algarve foi lançado pelo programa Compete 2020 a 19 de janeiro. Segundo o programa responsável por estas verbas do REACT-EU, este apoio de natureza não reembolsável pode vir a maior.
Os fundos europeus permitem canalizae investimentos para obras em curso, tanto na construção e modernização de infraestruturas tal como na instalação e substituição de equipamentos pois são elegíveis para contabilidade de despesas realizadas e efetivamente pagas pelo beneficiário.
Como o projecto tem em vista a transição verde, através da criação de infraestruturas e instalação de equipamentos que permitam a movimentação de gases liquefeitos criogénicos, o abastecimento de navios com bancas isentas de emissões de gases com efeito de estufa e o fornecimento de eletricidade a navios, durante a sua permanência ao cais, através de OPS (Onshore Power Supply), fica dentro dos parâmetros definidos
Para o financiamento de substituição de equipamentos movidos a combustíveis fósseis por equipamentos elétricos, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve deverá cumprir uma série de requisitos legais, tendo que demonstrar uma efetiva capacidade para suportar a totalidade dos encargos da operação ao longo da sua vida útil, nomeadamente na fase de construção e, posteriormente, na de exploração, através da cobertura dos custos totais de funcionamento.