
“Na República Dominicana nós encontrámos um Presidente e um Governo – e estavam lá dois terços do Governo, e falou governante por governante, pasta por pasta – que tinham o trabalho feito, sabiam em pormenor o que queriam de Portugal”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, no fim da visita oficial de um dia, a primeira de um chefe de Estado português a este país das Caraíbas.
Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que a economia dominicana “é a segunda a crescer mais em toda a América Latina e nas Caraíbas” e manifestou-se impressionado com as propostas sectoriais de cooperação avançadas nas conversas bilaterais desta visita.
O chefe de Estado deu alguns exemplos de “ideias já muito concretas” das autoridades dominicanas: “Que tal nós nos portos irmos mais longe na ligação entre Caucedo e Sines? Que tal nós fazermos um projeto conjunto em hidrogénio verde? Que tal, nós precisamos muito de eólicas, temos vento, e os portugueses são bons nisso”.
O Porto Caucedo é um Terminal de Contentores localizado em Punta Caucedo, na costa sul da República Dominicana, perto da cidade de Santo Domingo. É detido pela Caucedo Investments Inc. (CII) e operado pela DP World, tendo sido construido pela Mota-Engil.
O país fez o ano passado um estudo, de modo a proceder à possibilidade de produção de hidrogénio verde.
Foto: © Bienvenido Velasco / EPA