
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba e o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, passaram hoje por Sines, para visitar o Porto, enquadrado dentro da iniciativa “Governo Mais Próximo.”
A comitiva era composta pelos membros do governo, a APS – Administração do Porto de Sines, o presidente da Câmara Municipal de Sines e vários membros da comunidade portuária de Sines, onde observaram atentamente as obras de expansão do terminal XXI.
“Esta obra, a cargo da concessionária do terminal, a PSA Sines, irá aumentar a capacidade do Porto de Sines de forma faseada. Depois do primeiro alargamento do cais inaugurado em Julho passado, está atualmente a decorrer a ampliação da área de terrapleno em 5.2 ha até final de Maio, incrementando assim a capacidade física de armazenamento de contentores”, afirma a APS.
Para existirem condições de abrigo para navios na zona leste, onde está o Terminal XXI, a APS está a apoiar a ampliação do molhe de protecção, numa extensão de 750 metros. Este projecto, com um investimento a rondar os 75 milhões €, está enquadrado dentro de uma iniciativa do Portugal 2020, com o apoio financeiro público nacional e financiamento através da União Europeia, no valor de aproximadamente 25 milhões € do Fundo de Coesão.