Porto de Sines no Top 15 apesar da perda de movimentação.

De acordo com o ranking efectuado pelo especialista portuário Theo Notteboom, o maior porto do país manteve-se no Top 15 Europeu, mais concretamente no 14° lugar.

Existiu uma baixa de movimentação no portos deste Top 15, que globalmente movimentaram cerca de 76,6 milhões de TEU em 2022, 4,2% abaixo que foi efectuado em 2021 e menos de 3,2% relativo a 2019.

O Porto de Sines envia sinais diferenciados, com fez 1,7 milhões de TEU, 8.9% abaixo de 2021, mas superando em 6,8% do que em 2019. ( 2020 é um ano atípico no que refere à contabilização).

O especialista Theo Notteboom, na sua análise intrínseca dos dados, destacou o facto de que a esmagadora maioria dos portos mencionados ter registos de enormes quebras na movimentação de contentores, em praticamente toda a linha. Somente houve registos de portos em melhoria, nomeadamente Gioia Tauro e Marselha.

Fica igualmente a nota de que os primeiros sete portos do ranking, ficaram abaixo dos dados 2019, enquanto os restantes melhoraram substancialmente acima dos dados desse mesmo ano.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s